domingo, 22 de fevereiro de 2015

PROFESSOR

REGISTROS DO PROFESSOR



Para quem dá aulas, o registro representa muito mais que um roteiro de aula ou uma enumeração de atividades desenvolvidas com a turma. Escrever sobre a prática faz pensar e refletir sobre cada decisão que foi ou será tomada, permitindo aprimorar o trabalho diário e adequá-lo com frequência às necessidades dos alunos.O planejamento do professor permite o mesmo por exemplo antecipar o que pretende alcançar em sala de aula e pensar em como trabalhar com o grupo evitando assim estar sempre improvisando.

Já os registros depois das aulas, é possível se questionar sobre o que aconteceu em classe e identificar as conquistas da turma e os conteúdos que ainda precisam ser mais bem trabalhados.

Paula Stella,Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação comunitária (Cedac) em São Paulo,afirma "Ao escrever, é inevitável que surjam perguntas sobre se a organização da sala colaborou ou não para atingir os objetivos desejados. O Saldo da avaliação serve de base para o planejamento de ações futuras". É preciso, porém, diferenciar os vários tipos de registro. 

Segundo o educador Miguel Zabalza, "Há aqueles com características basicamente burocráticas. São aqueles que contêm apenas os temas abordados, as presenças e as faltas. Seu valor é relativo têm pouco a ver com a qualidade do trabalho docente".

Os registros mais interessantes são os que se referem às discussões críticas da turma, apresentam observações sobre o processo de ensino e aprendizagem, reproduzem frases das crianças e reúnem exemplos da produção. " Seja, são os que permitem construir o círculo da qualidade de ensino: Planejar, realizar, documentar, analisar e replanejar", completa Zabalza.

Planejar um ciclo como esse - em que os registro das aulas alimentam novos planejamentos, dos quais nascem projetos enriquecidos - não é tarefa simples e quando compartilhada com o coordenador pedagógico se torna ainda melhor.

Em Parceria é melhor

Em cada uma das escritas reflexivas feitas pelo professor, há elementos para que ele cresça como profissional e melhore seu desempenho, desde que elas sejam compartilhadas com um formador que o oriente. Esta é uma das mais importantes funções do Coordenador Pedagógico: enxergar as conquistas dos membros da equipe e as dificuldades que cada um enfrenta em sala de aula para escolher a melhor maneira de orientá-los.

Os registros podem ser: 

  1. Planejamento (atividade permanente, sequência didática e projeto didático);
  2. De classe (notas, pautas de observação e diários);
  3. De avaliação (relatórios individuais e coletivos).


Alguns são mais usados, como os diários, que, pela sua flexibilidade, permitem cobrir diversos propósitos.

Print