segunda-feira, 23 de maio de 2011

AS FORMIGAS-POTE-DE-MEL

    UMA IGUARIA DO DESERTO
Yuminiya, nossa amiga aborigine, queria nos mostrar um de seus segredos do deserto. Ela nos levou para o arido cerrado no norte de Alice Springs, no centro da Austria, e comecou a examinar o solo arenoso. Ali, debaixo de uma especie de acacia, ela avistou as minusculas criaturas que nos conduziriam a uma doce recompensa. Eram as formigas-pote-de-mel.

Yuminiya comecou a cavar com bastante forca, seguindo as galerias feitas pelas formigas. Logo o buraco tinha cerca de 1 metro de profundidade e cabia uma pessoa sentada la dentro. "Voce pode procurar essas formigas em qualquer epoca do ano, mas no inverno e melhor porque voce nao sente tanto calor", gritou ela de dentro do buraco. Observamos enquanto ela analisava com pericia as galerias, que agora estavam expostas. "E preciso descobrir qual galeria devemos seguir", explicou ela.

Nao demorou muito para ela encontrar o formigueiro. La havia menos 20 formigas-pote-de-mel com seus abdomes dilatados, do tamanho de uvas, cheios de um liquido de cor ambar. Esses pequenos insetos estavam pendurados no teto de terra, imoveis por estarem tao inchados. Em questao de minutos, Yuminiya pegou mais de cem formigas de varias camaras. "O mel dessas formigas e um dos alimentos mais doces de nosso deserto", disse ela.

"POTES DE MEL" AMBULANTES 


Das mais de 10 mil especies de formigas, as formigas-pote-de-mel sao uma das mais exoticas. Ao contrario das abelhas, que armazenam o mel em favos, essas formigas armazenam o nectar no corpo de formigas operarias que funcionam como "reservatorios". Esses "potes de mel" ambulantes sao uteis para a colonia em epocas de necessidade.
Quando uma formiga quer armazenar ou retirar alimento, ela encosta suas antenas varias vezes nas antenas de uma formiga "reservatorio" para transmitir o codigo correto. Dai, ela abre a boca e libera o aceso ao "pote de mel". Uma valvula estomacal especial controla o fluxo de entrada e saida. Pelo visto, uma formiga "reservatorio" pode esvaziada e reabastecida varias vezes durante sua curta vida de alguns meses.

As formigas "reservatorio" geralmente sao sedentarias, mas vivem em seguranca no subsolo, onde ficam protegidas contra secas,calor e predadores de insetos. No mundo subterraneo,elas se protegem contra bacterias e fungos por se revestirem de um fluido antibiotico produzido por uma glandula especial.
De onde vem o "mel"?Tudo comeca com a seiva e o nectar de acacias. Insetos minusculos chamados pulgoes se alimentam desses  sucos naturais. As formigas operarias entao extraem o excesso de acucar dos pulgoes ou coletam o nectar diretamente das arvores. Por fim, as formigas "reservatorio" sao alimentadas com o liquido coletado. E como elas sao sedentarias e tem poucas necessidades nutricionais, a maior parte do liquido fica armazenada. Mas que dizer dos pulgoes? Eles saem perdendo ao ceder liquido? De forma alguma, pois as formigas como os pulgoes se beneficiam dessa relacaosimbiotica chamada mutualismo.

"Vai ter com a formiga", diz a Biblia. "Ve os seus caminhos e torna-te sabio. Embora nao tenha comandante, nem oficial ou governante, prepara seu alimento no proprio verao; tem recolhidop seus alimentos na propria colheita".(Proverbios :6-8) Isso realmente e verdade, porque as formigas sao mesmo cooperdoras, muito organizadas e trabalhadoras. E impressionante como esses habitantes resistentes do deserto conseguem produzir uma iguaria tao doce num lugar tao inospito!

4 comentários:

  1. Oi Fátima,adorei a informação,muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Fátima, que beleza de postagem: ver e sentir a vida na sua eloquente grandeza.
    Abraços com carinho; jorge Bichuetti

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Lucilia. Obrigada e tudo de bom para voce.Um abraco.

    ResponderExcluir
  4. Jorge Bichuetti.Obrigada pelas colocacoes.Gosto muito do seu blog tem conteudo muito bom. Um abraco.

    ResponderExcluir

Print