domingo, 12 de junho de 2011

Diante das adversidades da vida


Recuperar-se de um tombo nao e uma tarefa das mais faceis, devemos concordar. Nao sao todos que conseguem colocar em pratica o refrao popular: Levanta, sacode a poeira e da a volta por cima, criado na musica de Paulo Vanzolini. 

Muitas vezes, quando caimos, por qualquer motivo, como seja o fim de um relacionamento, a perda de um emprego, um acidente, ou ate mesmo a pressao do dia a dia, tendemos a ficar estatelados no chao. como continuar? Como seguir adiante? Vale a pena todo o esforco novamente? Felismente existem pessoas que conseguem contornar tudo isso com maior facilidade. Mesmo quando tudo parece conspirar negativamente, elas vao em frente, com  um sorriso no rosto e dispostas a enfrentar o que for preciso.

 Intrigados em descobrir o que levava algumas    pessoas  a  enfrentar tao bem esses contratempos da vida, especialistas em comportamento humano passaram a estudar os tracos desses sobreviventes.

Os primeiros chegaram a concluir que se tratava de uma invulnerabilidade inata, algo como um verdadeiro dom com o qual as pessoas ja nasciam. Porem, parece que isso nao respondia tudo, e ha pouco mais de uma decada comecou-se a investigar o termo invulnerabilidade. Este parecia que as pessoas seriam 100% imunes a qualquer tipo de adversidade - o que nao seria a realidade. Embora sejam pessoas que passem pelos problemas com maior facilidade, isso  nao  quer  dizer  que  saiam dessas experiencias totalmente ilesas.

Os estudiosos passaram a buscar um termo mais adequado, e foi entao que emprestaram uma terminologia da fisica: Resiliencia. Resiliencia  e  uma propriedade de alguns materiais, que mostra   sua   capacidade em retornar  ao seu estado original, apos sofrer grande pressao. Assim seriam as pessoas com alto grau de resiliencia: teriam capacidade de encarar as adversidades como oportunidade de mostrar e aprimorar sua competencia, seu entusiasmo. Tais pessoas encontram tambem solucoes criativas   e determinadas para se levantar do chao. 

Neste instante voce podera estar imaginando qual o seu grau de resiliencia, certo? Cabe destacar aqui que ser resiliente nao e ser indiferente, insensivel. Nao se trata de sentir   ou nao sentir, mas sim de como atravessar as experiencias. Seria uma habilidade, que todos podemos adquirir, de suportar o sofrimento, extraindo dele tudo que tem para nos ensinar. Ai esta a chave de tudo. Certo autor afirma com propriedade, que se, nas horas de provacao, soubessemos observar o trabalho interno, a acao misteriosa da dor em nos, compreenderiamos melhor sua obra sublime de educacao e aperfeicoamento.


Fonte: Anônimo-- 
Texto que recebi via e-mail por Pastor Cordeiro e familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print