sábado, 4 de junho de 2011

Cuide do Corpo

"Ninguem jamais odiou o seu proprio corpo, antes o alimenta e dele cuida."(Efesios 5:29)

Alguns cuidados basicos com o corpo podem fazer toda a difernca na sua saude.

Descanse o suficiente

"Melhor e um punhado de descanso do que um punhado duplo de trabalho arduo e um esforco para alcancar o vento." (Eclesiastes 4:6) 

As pessoas tem dormido cada vez menos por causa das exigencias e distracoes da vida moderna. Mas o sono e essencial para a boa saude. Pesquisas mostram que durante o sono o corpo e o cerebro se recuperam, beneficiando a memoria e o humor.

O sono fortalece o sistema imunologico e reduz o risco de infeccoes, diabetes, derrame, doencas cardiacas, cancer, obesidade, depressao e talvez ate mesmo mal de Alzheimer. Em vez de driblar a sonolencia - nosso "mecanismo de seguranca" natural - com doces, cafeina e outros estimulantes, devemos simplesmente ir dormir. A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono por noite para se sentir bem e ter um dia produtivo. Os jovens precisam de mais horas ainda, pois quando privados disso o risco de ter problemas psicologicos e dormir ao volante e maior.

Dormir e importante principalmente quando estamos doentes. Nosso corpo pode combater algumas doencas, como um resfriado, se simplesmente dormirmos mais e ingerirmos bastante liquido.


Cuide dos dentes

Escovar os dentes e passar fio dental depois das refeicoes e especialmente antes de dormir ajuda a evitar caries, doencas gengivais e perda de dentes. Sem eles , o corpo nao aproveita totalmente o alimento ingterido. Relata-se que os elefantes nao morrem de velhice, mas vao morrendo aos poucos de fome depois que seus dentes se desgastam e nao conseguem mais mastigar direito os alimentos.

Criancas que sao ensinadas a escovar os dentes e  passar fio dental apos as refeicoes tem uma saude melhor na juventude e pelo resto da vida.

Va ao medico

E importante procurar a ajuda de um medico mesmo para algumas doencas aparentemente simples. Em geral, o tratamento e mais eficaz e mais barato quando o diagnostico e precoce. Entao, quando nao estiver se sentindo bem, procure ajuda para descobrir a causa e elimina-la, em vez de ficar apenas tentando aliviar os sintomas.

Check-ups regulares feitos em clinicas confiaveis podem prevenir muitos problemas. O mesmo pode ser dito do acompanhamento medico de mulheres gravidas. *Mas lembre-se de que os medicos nao fazem milagres. A cura definitiva de todas as doencas so acontecera quando Deus fizer "novas todas as coisas". (Apocalipse 21:4,5 ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print