terça-feira, 5 de maio de 2015

SENSO DE JUSTIÇA


Esta palavra me chamou atenção. Por um momento pensei estar equivocada quanto ao seu conceito. Estou equivocada?


Pesquisa na "Science" indica que O Senso de Justiça é mais emocional que racional. Os neurologistas americanos pesquisadores, em seus vários testes que permitiram localizar as diferentes zonas do cérebro ativadas quando se trata de escolher entre justiça e eficácia, abordaram sobre as atividades dos circuitos neurológicos que apoiam estas decisões, explica Ming Hsu, da Universidade de Illinois(Norte), co-autor do trabalho.

Nos vários testes os pesquisadores observaram que a ativação da insulina parece fortalecer a ideia de que a emoção desempenha um papel na atitude de uma pessoa em relação a injustiça, destaca Ming Hsu.Os cientistas também observaram que a importância à justiça variou muito mais em cada voluntário do que aquela dada a eficácia.

Concluíram então em suas várias pesquisas  que "nossos julgamentos em relação a justiça são mais guiados por nossas emoções do que por nossa razão".


Esta pesquisa vem de encontro com o que acredito. O meu senso de justiça pode não ser o mesmo para o outro pois somos seres humanos subjetivos, que temos diversos valores culturais, éticos, características pessoais, visões de mundos diversos, o que nos torna seres enriquecedores porém também conflituosos pois de acordo com a formação de cada um, das experiências que cada um possui poderão julgar de forma errada no que se refere a ter uma atitude justa, pois o que é correto para alguém pode não ser para mim. Uma vez que fatores culturais ativam nosso SENSO DE JUSTIÇA.

Por tanto é bom ter cuidado com o que julgamos ser de bom senso pois para a outra pessoa pode não passar de um mero detalhe e nem por isso está ferindo o conceito de bom senso. 
  1. Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências e assim poder fazer bons julgamentos ...
  2. Fonte de pesquisa
  3. http://www.otempo.com.br/capa/brasil/senso-de-justi%C3%A7a-%C3%A9-mais-emocional-que-racional-indica-pesquisa-na-science-1.262709

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print