quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mundo, Cultura, Liberdade...

Que mundo nos vivemos?

Que cultura estamos formando?



Que liberdade e essa?

          Hoje, assistindo o filme "Distante Nos Vamos ou Por Uma Vida Melhor" me deparei a pensar e refletir sobre alguns aspectos da humanidade.


       Deparamos com uma diversidade enorme de culturas, valores, crendices, mitologias, religiosidades, pensamentos, etc. Vivemos em um mundo cada vez mais evoluido com tecnologias avancadas, um mundo com uma velocidade muito acelerada. Praticamente nao temos tempo de pensar, reavaliar nossos principios e valores. As coisas vao acontecendo em nossas vidas e vamos nos situando na sociedade e muitas vezes nem percebemos que nossos habitos, costumes, modo de viver e pensar estao um pouco distante de nossas raises, de nossos antepassados.

     Deparamos com diversos nucleos familiares nos quais a enfase e dada "Temos que respeitar a diversidade"e diversas formas de se viver vao se formando.

         No filme "Distante Nos Vamos ou Por Uma Vida Melhor" o casal esta em busca de um lar que possa educar seu filho(a), passam por varias cidades e casas de amigos e se deparam com modos de viver bem diferentes do que gostariam de poder educar seu filho(a). Depois de longa caminhada voltam as suas raizes, a sua origem e se encontram no lar onde a mulher foi criada, onde recebeu de seus pais os valores essenciais a vida.
          Esse mundo que vivemos e mesmo um mundo onde as familias conseguem manter os lacos familiares? A cultura do bem querer, o respeito pelo outro, a sensibilidade humana?

          Que contribuicao estamos dando para a evolucao da cultura, dos principios primordiais? Como esta se dando essa evolucao? Que liberdade e essa que e dada ao outro e que e adquirida por nos?

         Repensar nossa forma de viver, nossos caminhos. Perceber e reconhecer principios e valores essenciais a vida onde o amor entre casal possa ser duradouro com equilibrio capaz de sobreviver a muitas tempestades onde os filhos sao mais respitosos para com os pais, onde os lacos familiares se extendam de forma que um possa estar pronto a ajudar o outro se torna importante para a construcao de um mundo melhor.

     Que nas nossas intencoes, acoes e atitudes para a construcao de um mundo melhor possamos dar o devido valor e respeito a Deus nosso criador pois acredito que esse mundo nao existe apenas por existir ha uma razao maior para o seu existir.






























2 comentários:

  1. Fátima, belíssimo texto: estamos perdidos, porém, pertoos de nos encontrar; procuramos longe o que medra nos nossos pés: ternura, aconchego vento e lar... Um mundo globalizado, mas solitário... precisamos mergulhar numa razão maior... Carinho e abraços ternos; jorge Bichuetti

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, hoje somos vítimas ddo exesso de liberdade...porém o mundo é uma bola e tudo volta ao ponto de partida,espero que neste caso tam´bem aconteça,de outra forma não saberei que final teremos.

    ResponderExcluir

Print