sábado, 28 de maio de 2011

voce pode melhorar sua saude-Alimente-se bem

"Coma comida. Nao muita. Principalmente vegetais." Estas foram Palavras do escritor Michael Pollan.

Coma alimentos frescos

Substitua os modernos alimentos processados por comida "de verdade": produtos integrais e frescos, que as pessoas tem comido ha milenios. alimentos pre-cozidos industrializados e o chamado fast-food servido em lanchonetes geralmente contem niveis altos de acucar, sal  e gordura, que contribuem para problemas cardiacos, derrame, cancer e outras doencas graves. Em vez de fritar, experimente cozinhar a vapor, assar ou grelhar. Diminua a quantidade de sal e compense isso com ervas e outros temperos. Coma apenas carne bem cozida e nunca ingira alimentos estragados.

Nao coma demais

A Organizacao Mundial da Saude (OMS) registra um perigoso aumento no mundo inteiro de pessoas que estao acima do peso e obesas em geral porque comem demais. Uma pesquisa constatou que em partes da Africa "ha mais criancas acima do peso do que desnutridas". Criancas obesas correm risco de desenvolver, a curto ou longo prazo, problemas de saude, como diabetes. Pais, deem um bom exemplo aos filhos por comerem com moderacao.

Coma pricipalmente vegetais

Numa refeicao balanceada, a proporcao de frutas, legumes, verduras e graos integrais deve ser maior que a de carne e carboidratos. Tente substituir carne vermelha por peixe uma ou duas vezes por semana. Diminua a quantidade de alimentos refinados, como pao e arroz branco e macarrao, que perdem muito do seu valor nutricional  no processo de refinacao. Mas evite dietas da moda, que podem ser perigosas. Pais, protejam a saude de seus filhos por ensina-los a gostar de alimentos saudaveis. Por exemplo, nos intervalos entre as refeicoes, em vez de salgadinhos e doces, deem a eles nozes, castanhas, frutas e legumes frescos e bem lavados.

Ingira bastante liquido

Adultos e criancas precisam beber todo dia bastante agua e outros liquidos nao adocicados. Isso e ainda mais necessario em dias quentes e durante atividade fisica intensa. Esses liquidos eliminam as toxinas do corpo, melhoram a pele e ajudam a digestao e a perda de peso. Voce tera uma sensacao de bem-estar e sua aparencia vai melhorar. Evite o excesso de bebidas alcoolicas ou adocicadas. Uma lata de refrigerante por dia pode adicionar quase 7 quilos por ano ao seu peso.

Em alguns paises, conseguir agua potavel e dificil e caro. Mas ela e vital. Agua nao potavel precisa ser fervida ou tratada quimicamente. Acredita-se que agua contaminada seja mais mortifera que guerras ou terremotos. Segundo estatisticas, 4 mil criancas morrem por dia por causa de agua suja. Para os bebes, a OMS recomenda apenas o uso do leite materno nos primeiros seis meses de vida. Dai, outros alimentos podem ser acrescentados, mas a amamentacao deve continuar no minimo ate os 2 anos.

4 comentários:

  1. Fátima, como é bom vir aqui. Porém, ando muito descuidado, Reverei minhas prioridades.Abraços com ternura, jorge
    www.jorgebichuetti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É pensando nisto que eu estou me alimentando melhor....infelizmente a correria do mundo atual provocou mudanças drásticas na alimentação humana.
    Ótima matéria. Bjus, tia.

    ResponderExcluir
  3. É VERDADE,EU MUDEI MINHA ALIMENTAÇÃO PQ ESTAVA MUITO ERRADA,COMIA MUITOS DOCES E REFRIGERANTES, MEU TRIGLICERIDOS SUBIU MUITO,SUBSTITUI O QUE COMIA POR PRODUTOS MAGROS,FRUTAS E LEGUMES,FUI FAZER O EXAME E MELHOREI EM UMA SEMANA, CONTINUO COM A ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

    ResponderExcluir
  4. Que bom Shelley Espero que continue com uma alimentacao melhor e que a cada dia se sinta melhor. Um abraco.

    ResponderExcluir

Print