sexta-feira, 8 de maio de 2015

A BORBOLETA

Hoje cheguei em casa e me deparei com uma borboleta em minha área. Eu e meu filho curtimos muito.


A borboleta nos remete ao conceito do efeito borboleta em que faz uma alusão a teoria do caos. Em um exemplo mais comum seria de que uma borboleta bate asas no Brasil e,como resultado, alguns dias depois um furacão varre o Texas.

Até o momento não sei se concordo ou não com a teoria do caos, mas hoje quando vi a borboleta fiquei feliz em vê-la. A vi simplesmente como um inseto que voa com toda a sua beleza. Agora neste momento penso no voar da borboleta e meu pensamento me remete aos filhos. Como é bom saber que temos filhos, que Deus nos proporcionou essa dádiva pessoal que é dado a cada mãe de educar um filho. Como mães sabemos que podemos errar ou ter errado muito porém toda a nossa alegria está em ver nossos filhos voando, dando vôos de sabedoria, de compreensão, de humildade, de amor ao próximo, criando laços verdadeiros em que a hipocrisia não esteja presente, filhos dando vôos no discernimento da palavra de Deus. Que em cada voo dado se espalha tais qualidades de forma a impregnar o ambiente.

A borboleta de minha casa estava tão fixa na plantinha, que pude tirar várias fotos bem de perto e ela continuou fixa. Todo desejo de uma mãe, acredito estar em ver que em cada voo dado do filho, ele se fixar em um galho, galho de valores que o educamos e que nossos filhos necessitam para uma jornada feliz e eficaz.Que nestes voos aprendam mais e consigam estabelecer as raízes da solidariedade, o amor não fingido e que a pureza de seus corações possam invadir dodo o seu ser.

Para meus filhos, Sthéfane, Danielle, André e John sei que como mãe posso ter errado muito mas também como mãe tive meus bons acertos. Como mãe desejo toda a felicidade do mundo. E ao meu neto Ryan já o amo como um filho.

Para todas as mães um Feliz Dia da Mães! nesse dia especial e para todo o ano. Que nossos filhos possam voar com todas as qualidades acima citadas, que busquem os princípios do bem sempre.

Um abraço de mãe para mãe.

terça-feira, 5 de maio de 2015

SENSO DE JUSTIÇA


Esta palavra me chamou atenção. Por um momento pensei estar equivocada quanto ao seu conceito. Estou equivocada?


Pesquisa na "Science" indica que O Senso de Justiça é mais emocional que racional. Os neurologistas americanos pesquisadores, em seus vários testes que permitiram localizar as diferentes zonas do cérebro ativadas quando se trata de escolher entre justiça e eficácia, abordaram sobre as atividades dos circuitos neurológicos que apoiam estas decisões, explica Ming Hsu, da Universidade de Illinois(Norte), co-autor do trabalho.

Nos vários testes os pesquisadores observaram que a ativação da insulina parece fortalecer a ideia de que a emoção desempenha um papel na atitude de uma pessoa em relação a injustiça, destaca Ming Hsu.Os cientistas também observaram que a importância à justiça variou muito mais em cada voluntário do que aquela dada a eficácia.

Concluíram então em suas várias pesquisas  que "nossos julgamentos em relação a justiça são mais guiados por nossas emoções do que por nossa razão".


Esta pesquisa vem de encontro com o que acredito. O meu senso de justiça pode não ser o mesmo para o outro pois somos seres humanos subjetivos, que temos diversos valores culturais, éticos, características pessoais, visões de mundos diversos, o que nos torna seres enriquecedores porém também conflituosos pois de acordo com a formação de cada um, das experiências que cada um possui poderão julgar de forma errada no que se refere a ter uma atitude justa, pois o que é correto para alguém pode não ser para mim. Uma vez que fatores culturais ativam nosso SENSO DE JUSTIÇA.

Por tanto é bom ter cuidado com o que julgamos ser de bom senso pois para a outra pessoa pode não passar de um mero detalhe e nem por isso está ferindo o conceito de bom senso. 
  1. Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências e assim poder fazer bons julgamentos ...
  2. Fonte de pesquisa
  3. http://www.otempo.com.br/capa/brasil/senso-de-justi%C3%A7a-%C3%A9-mais-emocional-que-racional-indica-pesquisa-na-science-1.262709

Print